15 de julho de 2009

10 fatos sobre insetos


Ah, os insetos… Estamos rodeados por eles. Na verdade, calcula-se que existam 1,5 bilhão deles para cada um de nós, só para se ter uma idéia. Não sei quanto à vocês, mas eu acho muito.

Eles estão em todos os lugares, dentro e fora de casa, sugando sangue, transportando doenças, dando ferroadas e estragando passeios. Quem já engoliu um mosquito andando de bicicleta sabe do que estou falando.

Não me entendam mal, adoro a natureza, curto passeios ao ar livre e todas essas coisas, mas não consigo lembrar desses cenários sem lembrar deles. Entendo que eles são necessários e fazem parte do equilíbrio mas, dentro de um cômodo, geralmente é ele ou eu.

Ou vai me dizer que se um desses aí de baixo entrar na sala quando você estiver assistindo TV não vai nem incomodar nem um pouquinho?



Agora vamos a lista com 10 fatos que me deixaram achando a vida ao ar livre um pouco mais desagradável.

Num dia normal na Terra, especula-se que existam 10,000,000,000,000,000,000 de insetos vivos.
Existem mais de 1 milhão de espécies conhecidas de insetos mas os cientistas acreditam que ainda existem, pelo menos, mais 7 milhões para serem descobertas.
Estima-se que uma super-colônia de formigas no Japão tenha 360 milhões de operários, 1,080,000 rainhas em 45,000 formigueiros interconectados.
Rainhas da formiga-correição podem colocar 2 milhões de ovos em um mês.
Um pequeno enxame de gafanhotos (50 milhões deles é considerado pequeno enxame) pode consumir, em um dia, uma lavoura que poderia alimentar 182,500 pessoas no mesmo período.
A barata americana é o inseto que corre mais rápido e pode percorrer em 50 vezes o tamanho do seu próprio corpo em apenas um segundo.
Cerca de um terço da produção mundial de vegetais é perdido para os insetos.
Os mosquitos são os animais que mais matam seres humanos anualmente. Só a malária, transmitida por mosquitos, mata mais de um milhão de pessoas todos os anos.
Os insetos representam mais da metade de todos os organismos vivos conhecidos.
Só as formigas representam 15% da biomassa (o peso de todos os seres vivos) total do planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar sem logar no orkut etc, basta mudar o perfil para Nome/url!